terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dica de Leitura NovA York - Eisner


Nascido no Bronx, na parte setentrional de Nova Iorque, na década de 30, uma região tradicionalmente ocupada por operários e imigrantes, Will Eisner é um gênio das graphic novels. A partir da cidade, grande protagonista dessa obra, um novelo de memórias, ruidos e pessoas se desenrolam pelos desenhos desse livro. Lançado pelo novo selo da Companhia das letras, especializado em quadrinhos, o livro reúne quatro historias: Nova York A Grande cidade, O Edifício, Caderno de tipos urbanos e Pessoas Invisíveis.

No livro a cidade imprime nos personagens a intensidade rara dos dramas humanos. Nas palavras de Einsner "À medida que fui envelhecendo e acumulando recordações, passei a me sensibilizar com o desaparecimento de pessoas e referências urbanas. Para mim, eram especialmente perturbadoras as inexplicáveis demolições de prédios. Eu sentia como se, de alguma forma, eles tivessem alma."

Eu conheci o trabalho de Eiser pelo trabalho do grupo de teatro Armazém, do Rio de Janeiro que transpôs a linguagem dos quadrinhos para o palco com o espetáculo Pessoas Invisíveis, dirigido por Paulo de Moraes, esse grupo nasceu em londrina e tem um trabalho maravilhoso.

Confira o site deles: http://www.armazemciadeteatro.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário