terça-feira, 18 de setembro de 2012

3 grandes nomes

Muitos conhecem as músicas, poucos conhecem os compositores.....

Resolvi fazer uma homenagem para três grandes nomes da música. Indicando alguns CD´s e LP´s maravilhosos para conhecer melhor seus trabalhos.
O primeiro deles: George Gershwin

Com certeza , se você não o conhece já escutou algumas das suas famosas interpretações. 
Como a famosa cena coreografada por Pina Bausch com a música "The man I love"
ou até mesmo a versão linda do filme Fantasia II com Rapsódia em azul.
Sem comentar ainda "Um americano em Paris" e vários Fred and Ginger, etc, etc.

Se perdeu em tantas referencias?
Anote um CD imperdível: The complete Gershwin songbooks



Gershwin foi pioneiro de uma nova era na música popular norte-americana, ao traduzir para a Broadway a tradição musical clássica e vice-versa. Influenciado por nomes como Debussy, Stravinsky e Ravel o músico,  levou a música clássica para dentro do jazz e do blues, criando um estilo único que explodiu dentro da Broadway.

Ficou com vontade? Escute uma das clássicas do CD acima com ninguém menos que Nina Simone


Segundo grande nome para anotar: Cole Porter
Bom, esse eu sou suspeita para falar.
Conheci Cole Porter pelos filmes do Fred Astaire, me apaixonei por ele, assim como todas as pessoas que cruzaram seu caminho.

Uma boa dica para saber mais sobre Cole Porter é o filme De-lovely com nomes como Alanis Morissette, Diana Krall, Natalie Cole e Robbie Willians na trilha sonora da biografia amorosa do compositor mais apaixonado que já escutei.

Como Cd ou LP indico o Ella canta Cole, imperdível, com Night and Day, Begin the Beguine, Lets do it (Lets fall in love) .

Terceiro album e compositor: Irving Berlin.



Irving Berlin tem uma história de vida comovente. Emigrou para NY em 1893 e tomou as ruas com a morte de seu pai com apenas 13 anos. Começou a trabalhar como garçon e cantor e escrever música.
Quem diria que o pequeno Berlin da epóca teria mais de 1000 músicas compostas em quase 100 anos de existência?

Entre seus maiores sucesso podemos citar : Check to Check, White Christmas, Puttin ´On the Ritz, Isn´t this a lovely day, After you get what you want, you don´t want it, etc, etc.

Irving Berlin é pouco conhecido no Brasil, porém um dos pilares da música pop dos estados unidos. O Cd acima conta com a vantagem de vários interpretes como Fred Astaire, Judy Garland e Marilyn Monroe.





Nenhum comentário:

Postar um comentário