quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vote na melhor imagem do Natal!!!




Em 2008, se me lembro bem, estava trabalhando em um shopping.
Para aqueles que ainda não passaram por essa experiência, podem ainda sentir o gosto desse "espírito natalino" tão cultuado.

No dia 21 de Dezembro saí do shopping como de costume, às 22h. Estava em pleno centro da cidade e tinha vendido no dia cerca de R$7.000,00 . Enfim, saí um pouco assustado com a freneticidade das pessoas, com a falta de cordialidade, e com o desespero do comprar dos meus clientes.





Quando andava até o ponto fui abordada por um senhor de cerca de 45 anos, que tinha cheiro forte de uréia humana, muito mal vestido e com a barba mal feita. Ele me chamou com voz calma e baixa: "Moça você pode comprar uma fralda pra minha filha? Ela tem 7 meses e está com alergias na pele, precisa de uma fralda descartável, não tenho como comprar"

O consumo em massa me assusta. Principalmente os valores hedonistas e manipuladores que envolvem o discurso do "ser bom" para Papai Noel. A reciclagem dessa imagem forçada pelos processos de personificaçao das sociedades com o mínimo possível de coacçao e o máximo possivel de opções, com o mínimo de auteridade e o máximo de desejo leva como signo a domestificaçao autóritaria de um desejo único: consumo. Nem que seja uma bandeira política, compre essa ideia ou curta, compartilhe.




Ainda tremo quando lembro disso. Cheguei em casa não conseguia parar de chorar . Fui tomada por uma tristeza profunda, como se aquele homem tivesse rasgado algo em mim.
A imagem dele foi como um choque, no dia seguinte, não consegui ir trabalhar, não consegui mais vender. Não, o Natal não vem em uma caixa , vem em uma imagem.

Não compro mais no Natal.







Um comentário:

  1. Obrigada, amiga. Depois desse texto, rasgadas e aniquiladas estão algumas supostas funções do natal.
    Agora é só criar imagens, sentidos e vivências mais sinceras para com essa data. Oh trem difícil!

    ResponderExcluir