quarta-feira, 3 de março de 2010

Um bibliófilo






Falar sobre José Mindlin é como encontrar um livro antigo, amigo, raro. Nascido em São Paulo, filho de imigrantes judeus, José Mindlin sofria de uma doença rara, a paixão obcecada pelos livros. Bibliófilo desde criança, Mindlin dedicou grande parte de sua vida em uma busca de saciar seu amor pelos livros. "A leitura para mim sempre foi uma fonte de prazer, e gostaria que isso fosse uma coisa generalizada".

O acervo de Mindlin que inclui obras raras, fac-similares, em diversos gêneros e idiomas foi doado oficialmente para a USP em 2006. Contendo aproximadamente 17 mil títulos a Brasiliana estará disponível ao publico daqui a um ano, digitalizada.

O livro "Uma vida entre livros" escrito por Mindlin não precisa de indicação, entrar em contato com seu texto é deleitar-se com grandes amores: a literatura e tudo que envolve o universo dos livros. Sua biografia é para aqueles poucos românticos que querem navegar por um grande romance entre o corpo do livro e o nosso próprio corpo.

Homenagem a memória de um grande homem.
Mindlin faleceu no dia 28 de fevereiro de 2010, aos 95 anos.



Um comentário:

  1. Eu não posso viver sem esse livro!
    Descobri agora, imediatamente ao ler sua homenagem. Assim, sem dúvidas, sem mistério. Para sempre eu preciso desse livro como preciso respirar.
    Quando posso buscar com você?

    ResponderExcluir