segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Construção de identidadeS lésbicas - Literatura, Moda, Artes e Cotidiano -





Isso é o inicio de uma serie de textos que construi durante o 7º Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual(ENUDS 7). Esse evento foi realizado na UFMG de 3 a 7 de Setembro de 2009.




Me denominei durante um grande período uma "lésbica bicha"; mais uma classificação para nossa infindável sopa de letrinhas que a cada dia parece um abcdário.....

Para quem não me conhece talvez não entenda essa denominação, me denominava assim primeiramente por uma aproximação muito grande com o universo homossexual masculino. Entendam, sempre andei muito com "bichas" e sempre fiz programações mais masculins do que femininas(no contexto gay, é claro).

Durante o Enuds 7 me propus a dar uma oficina acerca da Construção da Identidade Lésbica, o que pra mim foi um enorme desafio, afinal de contas nem o The L Word eu já tinha assistido. Mergulhei nesse assunto profundamente nas minhas horas vagas e me surpreendi completamente com a minha ignorância em um assunto tal culturalmente rico.

Sim, claro, já sabia na prática como era a construção da minha identidade e partir desse conflito de atitudes e gêneros comecei minha pesquisa.

No inicio da pesquisa, tudo parecia impossível. Como levantar esses dados? como construir um histórico atravez da arte, moda, literatura e cotidiano dessas mulheres?

Então me despontei em ler, ler e ler.......

e foi justamente na autora que comecei que encontrei o resumo do que estava percebendo:


Existiam espaços perdidos nessa história, que por mais que eu tentasse recortar e juntar esses pedaços a imagem fragmentada dessas mulheres não se completaria.

Em Safos percebi a historia dessa identidade recortada em fricções esburacadas. Foi-me possível tecer hipóteses acerca desse universo, todavia, incompletas, entrecortdas.

Safo, segundo Gagnebin(1) retoma as batalhas homéricas em uma voz lírica em primeira pessoa.

Poderia um eu aparecer?

Uma paisagem de um desejo de carne e de onírico.

Traduzida no Brasil por Joaquim Brasil Pontes/Iluminuras e Pedro Alvim/Ars Poetica visualizei uma história feminina tratada como um segundo sexo e censurada por monges copistas e historiadores Safos nunca foi tão comtemporanea.


Percebi no curso que era impossível traçar essa historia, que teria que dar pulos longos na historia, não apenas por destruição desse material , mais por falta de interesse de historiadores e estudiosos.

Quando fui em sites procurar moda lésbica encontrava textos enormes sobre moda homossexual masculina e linhas sobre moda lésbica. Seria falta de zelo com a memória? Ausência de artistas e mulheres bem assumidas?

Não soube terminar uma teoria pronta, apenas percebi nos textos de Safo a estética de um historia fragmentada.
No texto abaixo cada traço representa imagens deslocadas no tempo, desconhecidas, perdidas.
Assim se constroi uma identidade lésbica. Coloquei o capuz de toda minha ignorância sobre o assunto e percebi que os "entendidos" e iniciados, ainda tinham um iceberg pela frente......


Aphorodite em trono de cores e brilhos,
imortal finha de Zeus, urdidora de tramas!
eu te imploro: a dores e mágosas não dobres,
Soberana, meu coração;

_______________
mas vem até mim, se jamais no passado,
ouviste ao longe meu grito, e atendeste
e o palácio do pai deixando,
áureo, tu vieste,
___________
no carro atrelado: conduziam-te, rápidos,
lindos pardais sobre a terra sombria,
ldo a lado num bater de asas, do céu,
através dos ares,
____________________
e pronto chegaram; e tu, Bem - Aventurada,
com um soriso no teu rosto imortal,
perguntaste por que de novo eu sofria,
e por que de novo eu suplicava;
________________
e o que para mim eu mais quero,
no coraçao delirante. Quem, de novo, a Persuasiva
deve convencer para o teu amor? Quem,
o Psappha, te contraria?
_________________
pois, ela , que foge, em breve te seguirá;
ela que os recusa, presentes vaifazer;
ela que não te ma, vai te amar em breve,
ainda que não querendo.
_________________-
Vem, outra vez-agora!Livra-me
desta angústia e alcança para mim,
tu mesma, o que o coraçao mais deseja:
sê meu Ajudantes-em-Combates!(1)


(1) Poemas e Fragmentos - Safos de Lesbos. Trad: Joaquim Brasil Fontes.Editora Iluminuras. São Paulo, sP.2003.



.........esse texto continuará, não perca as cena dos próximos capítulos (sec XVI e XVII)

Nenhum comentário:

Postar um comentário